Apple cria tecnologia que faz iPhone ‘aterrissar como gato’ ao cair no chão

Função muda centro de gravidade do iPhone para proteger peças sensíveis.
Reposicionamento do aparelho seria feito no ar, durante queda.

A Apple criou uma tecnologia que permite que o iPhone “aterrisse como um gato” ao cair no chão. Brincadeiras à parte, um sistema de proteção patenteado na terça-feira (3) seria capaz de identificar quando o iPhone está em queda e alterar o centro de gravidade do aparelho. Isso faria o telefone mudar de posição no ar para minimizar os danos aos seus componentes mais sensíveis, como a tela ou a lente da câmera.

De acordo com o documento registrado no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO, na sigla em inglês), a tecnologia da Apple usa os sensores do iPhone (acelerômetro, giroscópio e GPS) para monitorar o dispositivo. Com isso, a posição do telefone durante a queda e o tempo de impacto poderiam ser previstos.

Caso o telefone esteja caindo em direção ao chão, o sistema acionaria um mecanismo que consegue reposicionar o iPhone no ar. Imagine que o aparelho esteja caindo na vertical, por exemplo. A tecnologia poderia girá-lo para a posição horizontal, o que amorteceria o impacto.

Apesar de estar patenteado, o sistema de proteção não tem nenhuma garantia de aparecer implementado nos iPhones.

Via G1

Voltar para notícias

Comentários